sexta-feira, 28 de maio de 2010

Internet por LED


Nova Tecnologia permite conexão com a Internet por meio de lâmpada de LED. para se conectar basta acender a luz.



A Chinese Academy of Sciences está realizando estudos que prometem tornar possível a conexão com a Internet por meio de lâmpadas de LED. Por meio de testes eles estabeleceram uma conexão de 2 Mb, mas as pesquisas prometem avanço na velocidade.

O sinal é transmitido para os dispositivos com o piscar da lâmpada, que é imperceptível ao olho humano. Dessa maneira a lâmpada pode ser utilizada para iluminação ao mesmo tempo em que permite ao usuário se conectar à internet e transmitir dados para os demais aparelhos conectados à rede.

Ainda não é possível atingir a velocidade dos Gigabits, mas é bem melhor alguns Megabits de transmissão do que nada. Cientistas da College of Engineering Boston University também estão envolvidos nas pesquisas e prometem aumentar a velocidade.

Quando chegará ao mercado?
Trata-se de uma pesquisa antiga, que só agora tem resultados satisfatórios, não é fácil afirmar quando esta tecnologia chegará ao mercado para ser usada por todos. Porém, ela está avançando rapidamente, por isso não deve demorar muito para que os primeiros dispositivos comecem a ser lançados.

Quais as vantagens?
A primeira vantagem citada pelos cientistas é o fato de ser mais seguro. Isso além de ser bem mais trabalhoso invadir, qualquer alteração na frequência na qual os LED piscam pode fazer com que o dispositivo perca a conexão ou mesmo que o usuário perceba.

Outra vantagem é a qualidade do sinal. Mesmo que haja uma grossa parede que separa o quarto da sala, o sinal de transmissão tende a ser o melhor em qualquer ambiente. Pelo simples motivo de o ponto de transmissão não está mais concentrado em um único aparelho, mas sim pela casa inteira, (se o usuário desejar é claro).

Quais as desvantagens?
Nem tudo é perfeito, por isso, não há apenas vantagens na utilização dessa tecnologia. O primeiro problema encontrado no uso de lâmpadas de LED, é o fato de lâmpadas, mesmo as de LED, possuírem uma vida útil curta se comparada ao tempo de uso de um roteador. Além disso, elas não são tão baratas quanto um cabo de rede.

Para transmitir os dados é preciso que a lâmpada pisque. Quanto mais a lâmpada pisca mais rápido ela se estrada.

Para utilizar é preciso que luz fique ligada. Então, o consumo de energia aumenta consideravelmente e mesmo durante o dia é necessário manter as luzes ligadas.


A ideia de transmitir dados por meio de lâmpadas de LED é bastante interessante. Os pesquisadores estão sempre buscando alternativas para tornar a vida do usuário mais fácil e que tornem a internet mais acessível para todos.

E você o que acha da nova tecnologia? já é possível ter uma ideia do que pode dar certo e o que pode tornar-se um problema.
Envie seu comentário e exponha sua opinião a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário